O Hospital Universitário de Santa Maria (Husm) irá realizar uma programação alusiva ao Agosto Dourado. O mês é dedicado ao incentivo do aleitamento materno e conscientização sobre a importância de doação do leite materno, reforçando os benefícios da amamentação para a mãe e para o bebê. O leite materno é considerado o alimento padrão ouro para os bebês, porque contém tudo que a criança precisa até os 6 meses. A chefe da Unidade de Saúde da Mulher do Husm, enfermeira Jacqueline Silveira de Quadros, destaca a importância do ato:
– Por meio do leite materno, o bebê recebe os anticorpos da mãe, que o protegem contra doenças como diarreia e infecções, principalmente as respiratórias. Crianças amamentadas possuem menos risco de desenvolver asma, diabetes e obesidade. A amamentação é um excelente exercício para o desenvolvimento da face e dentição, e para o desenvolvimento da fala. Cabe destacar que o leite materno altera o aspecto e composição conforme a faixa etária do bebê, se adaptando as necessidades fisiológicas de cada fase.
Desafios da amamentação
Embora amamentar pareça um ato simples e natural para as mães, quem já passou pela experiência sabe que muitas vezes pode não ser tão fácil assim.
– É comum a ocorrência de situações próprias à amamentação que podem gerar insegurança e dificultar esse processo, como a demora da apojadura (que ocorre entre o terceiro e quinto dia pós-parto), o bebê pode apresentar dificuldades para sucção, mamilos doloridos ou machucados (fissuras) é sinal de que algo precisa ser ajustado – salienta a enfermeira Jacqueline.
Outro desafio é a disseminação da informação à população sobre os perigos da amamentação cruzada, que ocorre quando uma mãe amamenta filhos de outras que apresentam alguma dificuldade com o aleitamento. Pois traz diversos riscos ao bebê, podendo transmitir doenças infectocontagiosas.
Para todas estas situações e dificuldades, os profissionais de saúde são fundamentais para identificar a causa e orientar a conduta mais adequada.
Programação
Destinada a mulheres que estão sendo atendidas, internadas ou acompanhando a internação do filho nos setores da Linha de Cuidado Materno Infantil, o Comitê de Aleitamento Materno do HUSM planejou a seguinte programação:
- Oficinas com gestantes (Bem-gestar) – Segundas e quintas-feiras, das 13h às 14h, na Tocoginecologia (2º andar)
- Oficinas de aconselhamento e apoio ao aleitamento materno – Segundas e quintas-feiras, das 14h às 16h, na Tocoginecologia (2º andar)
- Grupo de familiares UTI Neonatal com enfoque em amamentação, na UTI Neonatal – Terças-feiras, das 9h30min às 10h30min
- 6º Seminário integrado de aleitamento materno – Quinta-feira (17), das 8h às 15h30min no Espaço Multiuso, no Campus da UFSM (Av. Roraima, 1000, prédio 62 D). Organização: Comitê Regional de Aleitamento Materno e Alimentação Complementar Saudável da 4ª Coordenadoria Regional de Saúde (SES/RS) e Residência Multiprofissional Materno Infantil da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
- Abordagem gestantes em atendimento e/ou internadas no Centro Obstétrico sobre questões relacionadas à gestação, parto e puerpério – Segundas-feiras (21 e 28), das 14h às 15h
- Mamaço com orientações sobre amamentação, lanche coletivo e momento cultural - Quinta-feira (24), das 14h às 15h30, no hall da Tocoginecologia (2º andar)
*com informações do assessoria de comunicação do Husm