Husm realizará programação alusiva ao Agosto Dourado; confira as atividades

O Hospital Universitário de Santa Maria (Husm) irá realizar uma programação alusiva ao Agosto Dourado. O mês é dedicado ao incentivo do aleitamento materno e conscientização sobre a importância de doação do leite materno, reforçando os benefícios da amamentação para a mãe e para o bebê. O leite materno é considerado o alimento padrão ouro para os bebês, porque contém tudo que a criança precisa até os 6 meses. A chefe da Unidade de Saúde da Mulher do Husm, enfermeira Jacqueline Silveira de Quadros, destaca a importância do ato: 

– Por meio do leite materno, o bebê recebe os anticorpos da mãe, que o protegem contra doenças como diarreia e infecções, principalmente as respiratórias. Crianças amamentadas possuem menos risco de desenvolver asma, diabetes e obesidade. A amamentação é um excelente exercício para o desenvolvimento da face e dentição, e para o desenvolvimento da fala. Cabe destacar que o leite materno altera o aspecto e composição conforme a faixa etária do bebê, se adaptando as necessidades fisiológicas de cada fase.

Desafios da amamentação

Embora amamentar pareça um ato simples e natural para as mães, quem já passou pela experiência sabe que muitas vezes pode não ser tão fácil assim. 

– É comum a ocorrência de situações próprias à amamentação que podem gerar insegurança e dificultar esse processo, como a demora da apojadura (que ocorre entre o terceiro e quinto dia pós-parto), o bebê pode apresentar dificuldades para sucção, mamilos doloridos ou machucados (fissuras) é sinal de que algo precisa ser ajustado – salienta a enfermeira Jacqueline.

Outro desafio é a disseminação da informação à população sobre os perigos da amamentação cruzada, que ocorre quando uma mãe amamenta filhos de outras que apresentam alguma dificuldade com o aleitamento. Pois traz diversos riscos ao bebê, podendo transmitir doenças infectocontagiosas.

Para todas estas situações e dificuldades, os profissionais de saúde são fundamentais para identificar a causa e orientar a conduta mais adequada.

Programação

Destinada a mulheres que estão sendo atendidas, internadas ou acompanhando a internação do filho nos setores da Linha de Cuidado Materno Infantil, o Comitê de Aleitamento Materno do HUSM planejou a seguinte programação:

  • Oficinas com gestantes (Bem-gestar) – Segundas e quintas-feiras, das 13h às 14h, na Tocoginecologia (2º andar) 
  • Oficinas de aconselhamento e apoio ao aleitamento materno – Segundas e quintas-feiras, das 14h às 16h, na Tocoginecologia (2º andar) 
  • Grupo de familiares UTI Neonatal com enfoque em amamentação, na UTI Neonatal – Terças-feiras, das 9h30min às 10h30min
  • 6º Seminário integrado de aleitamento materno – Quinta-feira (17), das 8h às 15h30min no Espaço Multiuso, no Campus da UFSM (Av. Roraima, 1000, prédio 62 D). Organização: Comitê Regional de Aleitamento Materno e Alimentação Complementar Saudável da 4ª Coordenadoria Regional de Saúde (SES/RS) e Residência Multiprofissional Materno Infantil da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) 
  • Abordagem gestantes em atendimento e/ou internadas no Centro Obstétrico sobre questões relacionadas à gestação, parto e puerpério –  Segundas-feiras (21 e 28), das 14h às 15h 
  • Mamaço com orientações sobre amamentação, lanche coletivo e momento cultural - Quinta-feira (24), das 14h às 15h30, no hall da Tocoginecologia (2º andar)

*com informações do assessoria de comunicação do Husm

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Após longa de espera, Associação Bem Viver terá nova sede em Santa Maria Anterior

Após longa de espera, Associação Bem Viver terá nova sede em Santa Maria

Centro de referência promove roda de conversa sobre paternidade plural e atípica em Santa Maria Próximo

Centro de referência promove roda de conversa sobre paternidade plural e atípica em Santa Maria

Saúde